Como pensar a nossa fé em Deus

A teologia cristã é uma reflexão sobre a Fé. Objetivamente, a teologia é o estudo crente de um conjunto de áreas disciplinares, tais como a Bíblia, a História do Cristianismo e a Filosofia hermenêutica. O pressuposto da teologia cristã é que Deus se revelou na História mediante o testemunho profético e a mensagem de Jesus de Nazaré. Nisto se distingue da ciência das religiões que é, por definição, agnóstica.

A tradição eclesiástica ocidental fez da teologia uma disciplina intelectual que exige longos estudos, geralmente num Seminário ou numa Faculdade de Teologia universitária. O curriculum teológico inclui o estudo das línguas bíblicas (grego e hebraico), da Exegese (interpretação histórica, crítica e teológica dos textos bíblicos), da história da teologia e do cristianismo, da Ética, da filosofia hermenêutica (ciência da interpretação) e de introduções às ciências humanas (sociologia e psicologia), necessárias à atividade teológica. O estudo da teologia é, portanto, uma tarefa longa que impõe leituras, pesquisas históricas e debates. Finalmente, a dimensão espiritual da formação teológica deve ser igualmente considerada para que haja um equilíbrio entre a vida intelectual, emocional e afetiva.

Isto não significa que a aquisição de uma cultura teológica seja uma tarefa inacessível, pois há sempre a possibilidade de ler livros de grande valor intelectual e espiritual, que nos ensinam a pensar teologicamente. É com este objetivo que compartilho convosco uma seleção de leituras importantes, em português ou em espanhol, mas sem poder garantir o valor das traduções. Suponho que estas leituras também podem ser úteis aos pastores e aos responsáveis eclesiais que desejam atualizar-se.

Joel Lourenço Pinto

Sugestão de leituras espirituais e teológicas:

ESPIRITUALIDADE

Pequena Filocalia, Paulinas Editora, Lisboa, 2017

A Filocalia é uma recolha de textos ascéticos e místicos dos grandes contemplativos dos primeiros dez séculos do cristianismo oriental. Este precioso tesouro espiritual foi traduzido com mestria, durante váruos anos, pelo saudoso pastor António José Dimas Almeida.

LARCHET Jean-Claude, Terapeutica de las enfermidades espirituales, Sígueme, Salamanca, 2020

O autor é um teólogo ortodoxo de renome. Aborda neste livro monumental o ensino patrístico e ascético das Igrejas orientais sobre as doenças espirituais.

WEIL Simone, A Gravidade e a Graça, Martins Fontes, São Paulo, 1993

Filósofa de origem judia e agnóstica, Simone Weil converteu-se ao cristianismo no início da sua carreira universitária sem nunca ter chegado a ser batizada. Militante sindical, próxima do movimento trotskista, empenhou-se durante a guerra civil de Espanha a favor dos republicanos e resistiu à ocupação nazi em França. A sua experiência militante levou-a a profundar a espiritualidade definindo-se a si mesma como anarquista cristã.

FRANKL Viktor, Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo, Ideias e Letras, São Paulo, 2021

O célebre neurólogo e psicanalista austríaco, ex-deportado em Auschwitz, desenvolveu um método psicoterapeutico que ajuda as pessoas a recuperarem o significado das suas vidas (logoterapia). Ele responde neste livro à crise da ultramodernidade, denunciando a falta de sentido e a despersonalização presentes no mundo atual. Nas suas obras, sublinha a importância da fé em Deus. Embora Frankl fosse de confissão judia, nunca se referiu a uma religião em particular.

BASSET Lytta, Além do Perdão, Loyola, São Paulo, 2009

Este livro é o resultado de uma longa pesquisa sobre a necessária pacificação interior com o passado, sobre a reconciliação e o perdão. A autora, cuja obra é internacionalmente reconhecida, é pastora da Igreja Reformada Suíça, foi professora de Teologia Pastoral na Universidade de Neuchâtel, Suíça, e editora da revista internacional de teologia espiritual La Chair et le Souffle. Infelizmente, não dispomos de traduções em português e espanhol, mas as suas obras têm sido traduzidas em inglês.

BOURGUET Daniel, Oremos los Salmos, CPL, 2020

O autor é pastor da Igreja Reformada francesa e vive como eremita no Sul da França. Infelizmente não dispomos de traduções em português ou espanhol, mas as suas obras mais importantes estão traduzidas em inglês.

REDCLIFF Timothy, Imersos na vida de Deus, Paulinas Editora, Lisboa, 2013

REDCLIFF Timothy, A arte de viver em Deus: a imaginação cristã para elevar o real, Paulinas Editora, Lisboa, 2021

O autor é um frade dominicano inglês. A sua obra literária, redigida de maneira particularmente acessível, impressiona pela profundidade e pertinência espiritual na época em que vivemos.

GRÜND Anselm, O Ser Fragmentado, Ed. Ideias e Letras, São Paulo, 2013

GRÜND Anselm, Poder de cura das imagens interiores, Vozes, 2016

O autor, cuja obra tem sido regularmente traduzida em português, é um prestigiado monge beneditino alemão, teólogo, psicólogo, conselheiro espiritual e animador de retiros.

INTRODUÇÃO À BÍBLIA

MARGUERAT Daniel, (editor), Introductión al Nuevo Testamento: su historia, su escritura, su teologia, Desclé de Brower, Bilbao, 2008

MARGUERAT Daniel, Vida e destino de Jesus de Nazaré, Petrópolis, Vozes, 2021

O autor, ex-professor de Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Universidade de Lausana, Suíça, resume neste livro a pesquisa recente sobre o Jesus histórico.  

ZUMSTEIN Jean, El evangelio de Juan, Ediciones Sígueme, Salamanca, 2016

Comentário em dois volumes de um dos monumentos da literatura cristã primitiva. O autor foi professor nas Universidades de Neuchâtel e Zurique e é um reconhecido especialista da literatura joânica e da hermeneutica bíblica. É pastor da Igreja Reformada Suíça.

RÖMER Thomas, Antigo Testamento, história, escritura e teologia, São Paulo, Loyola, 2010

O autor, ex-professor da Faculdade de Teologia Protestante da Universidade de Genebra, é atualmente professor catedrático na Universidade de Paris, Collège de France, e um dos maiores especialistas mundiais do Pentateuco. Colabora regularmente com a Universidade Hebraica de Jerusalém.

FIKELSTEIN Israel e SULBERMANN Neil Asher, A Bíblia desenterrada, Vozes, 2018

Dois conceituados arqueólogos israelitas, professores na Universidade Hebraica de Jerusalém, oferecem-nos uma nova visão arqueológica do antigo Israel e das origens dos textos bíblicos.

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

MENDONÇA José Tolentino, A Leitura Infinita: Bíblia e interpretação, Lisboa, Assírio & Alvim, 2008

Será necessário apresentar o cardeal Tolentino de Mendonça, o teólogo-poeta português cuja obra ultrapassou as fronteiras nacionais? Este livro incita-nos a revisitar as Escrituras judeo-cristãs.

PARMENTIER Elisabeth. A Escritura viva. Interpretações cristãs da Bíblia, São Paulo, Loyola, 2009

A autora é professora de Teologia Prática na Faculdade de Teologia Protestante da Universidade de Genebra. É especialista em teologia feminista.

MARGUERAT Daniel, Para ler as narrativas bíblicas, Paulinas Editora, Lisboa

REFLEXÃO TEOLÓGICA

LOSSKY Vladimir, Teología y Mística en la Tradición de la Iglesia de Oriente, Barcelona, Herder, 1982

Trata-se simplesmente do maior teólogo ortodoxo do século XX. Nesta sua obra convergem a experiência espiritual e a reflexão intelectual.

BARTH Karl, Introdução à teologia evangélica, 9ª edição em português, revista, Editora Sinodal, São Leopoldo, 2007

O autor foi pastor da Igreja Reformada Suíça e professor nas Universidades de Münster, Bona e Basileia. É considerado como o maior teólogo protestante do século XX. Reúne em torno da sua obra monumental, em vários tomos (Die kirschliche Dogmatik, Dogmática eclesiástica), um vasto consenso ecuménico. Na opinião insuspeita de Karl Ranhner ou de Urs von Balthasar, eminentes teólogos católicos romanos contemporâneos de Barth, trata-se de uma das figuras mais importantes da teologia, ao mesmo nível de Origenes, Agostinho, Anselmo de Cantuária ou Tomás de Aquino. Neste pequeno livro, que reune uma série de preleções (Basileia, Suíça, 1962) de Barth, pouco tempo antes de falecer, são abordados os temas da ciência teológica e da existência teológica (o que significa seer teólogo). Barth resume neste livro toda a sua imensa obra teológica. Trata-se de uma leitura indispensável.

RATZINGER Joseph, Introdução ao Cristianismo, Herder, São Paulo, 1970

O autor é um teólogo católico romano, que ensinou na Universidade de Tübingen, e que foi Papa entre 2005 e 2013 com o nome de Bento XVI. Neste livro Comenta o Credo, de maneira magistral, interrogando-se sobre o conteúdo e o sentido da fé cristã.

PANNENBERG Wolfhart, Teologia Sistemática, São Paulo, Academia Cristã, 2009

Síntese magistral da Fé cristã, por um dos mais importantes teólogos protestantes luteranos do século XX

KÜNG Hans, Ser Cristão, Editora imago, Rio de Janeiro, 1976

KÜNG Hans, Projeto para uma Ética mundial, Edições paulinas, São Paulo, 1993

O autor é um teólogo católico romano, mundialmente conhecido, que produziu uma imensa obra teológica de grande valor ecuménico.

MOLTMANN Jürgen, Ética da Esperança, Vozes, São Paulo, 2011; Há esperança para a criação ameaçada? Vozes, São Paulo, 2014

MOLTMANN Jürgen, A Igreja no poder do Espírito, Academia Cristã, São Paulo, 2012

MOLTMANN Jürgen, O caminho de Jesus Cristo: cristologia em dimensões messiânicas, Loyola, 2014

Este teólogo alemão, de tradição protestante reformada é, certamente, uma das mais importantes figuras da teologia cristã atual. Interessa-se especialmente pela cristologia, a eclesiologia e a ética ambiental.

MCGRATH Alister E., Teologia Sistemática, histórica e filosófica, 2005

MCGRATH Alister E., Fundamentos do Cristianismo, Vida Nova, 2018

O autor é um teólogo anglicano, de formação científica, que foi ateu e se converteu ao Cristianismo. Foi sucessivamente professor nas Universidades de Manchester, Londres e Oxford onde ainda leciona. É um conhecido especialista da história da Teologia e da hermenêutica teológica, especialmente da relação entre a fé, a filosofia e as ciências.

FÉ E SOCIEDADE

ELLUL Jacques, A técnica e o desfio do século, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968

ELLUL Jacques, Política de Deus e política dos homens, São Paulo, Fonte editorial, 2006

ELLUL Jacques, Anarquia e Cristianismo, Rio de Janeiro, Garimpo, 2010; Se és o Filho de Deus, 2011

Este antigo professor de Direito na Universidade de Bordéus foi um filosofo e teólogo autodidata que influiu profundamente toda uma geração de intelectuais franceses, moralistas, sociólogos, ambientalistas e jornalistas, que se inspiraram das suas ideias críticas sobre a sociedade tecnológica e a cultura. A sua denúncia acutilante da mentalidade tecnocrática de rebanho ou do pensamento único, da tecnologia como força definidora da nova ordem social e de todas as formas de opressão, faz com que o seu pensamento ainda se mantenha vivo quase trinta anos depois de ter falecido. Marxista de formação, Jacques Ellul converteu-se ao Cristianismo durante a sua juventude e foi um membro eminente da Igreja Reformada francesa. Definia-se como um marxista-anarquista convertido ao Cristianismo que era, para ele, a maior força revolucionária de toda a história da humanidade. As suas obras teológicas exortam os cristãos a serem dignos sucessores de Jesus. Note-se, como curiosidade, que Ellul reivindicava publicamente a sua ascendência judaico-portuguesa: a sua mãe chamava-se Mendès e era originária da comunidade judia bordalesa expulsa de Portugal no século XVI!

GIRAD René, A Violência e o Sagrado, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2008

GIRARD René, Coisa ocultas desde a fundação do mundo, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2006

GIRARD René, O bode expiatório, Paulus Editora, São Paulo, 2018

René Girard é um intelectual franco-americana que se ilustrou como filósofo da literatura e antropólogo. Nasceu e estudou em França onde se licenciou em Paleografia. Nos anos cinquenta, partiu para os Estados Unidos a fim de preparar um doutoramento. Fo professor de filosofia da literatura nas Universidades de John Hopkins e de Stanford. A sua obra pretende compreender as origens miméticas da violência que, segundo a sua teoria, engendrou tanto a religião como a civilização. Esta teoria muito debatida nos meios universitários é, no entanto, de uma grande clareza e simplicidade. A noção de “desejo mimético” que conduz à violência de “todos contra todos” e à figura do “bode expiatório”, como apaziguamento das pulsões mortíferas capazes de destruir a sociedade, permite compreender não só a singularidade da mensagem judeo-cristã como as grandes questões que se nos apresentam no mundo contemporâneo.  Muito próximo das ideias de Jacques Ellul, também ele questiona as derivas da cultura contemporânea. Note-se que foi durante a redação do livro “A violência e o Sagrado” que Girard, que era agnóstico, viveu uma experiência semelhante à de S. Paulo na estrada de Damasco. Segundo as suas palavras “os meus olhos abriram-se” quando Cristo o interrogou, como aliás ele interroga toda a cultura contemporânea: “porque é que me persegues? “. Convertido ao Cristianismo no fim dos anos sessenta, católico romano convicto, viveu os últimos anos da sua vida entre a Califórnia e Paris.

HALIK Thomas, Paciência com Deus: oportunidade para um encontro, Paulinas, 2014;

HALIK Thomas, Não sem esperança: o retorno da religião em tempos pós-otimistas, Vozes, São Pulo, 2018

O autor é um teólogo checo, mundialmente conhecido que, depois de converter ao Cristianismo e ser ordenado padre clandestinamente, militou pela democracia na Checoslováquia comunista. É hoje professor de Filosofia na Universidade de Praga e um autor de renome internacional. Muitas das suas obras estão traduzidas em português.

Laisser un commentaire